Ter o seu espaço não é sorte, é uma conquista!

09:00:00


Você sabe o que quer da vida?


Eu tenho notado que muitas pessoas vem pensando em entrar no mercado fashion, seguir qualquer área, porque tá moda, porque é blogueira, porque é legal, porque ganha muito dinheiro, porque fica famosa, porque... porque... Tá difícil viu...
Pra começar, PARE de achismos! O mercado da moda é uma área da profissão como outra qualquer e tem mais desafios, cobranças, aborrecimentos e desânimo do que a maioria delas. Ele exige muito de você e considero um dos poucos que lhe obriga à constante pesquisa, já que a moda muda muito rápido. Lembrando que nós estilistas podemos falhar na escolha da coleção, tanto pelos tecidos, modelagem ou conceitos que não vão agradar o público e dar um prejuízo pavoroso!

O que intensificou esse poder de se achar que se pode fazer/seguir o caminho de uma pessoa que venceu e que irá ter os mesmos resultados dela, foi a internet, as redes sociais... Grande ilusão!

Você sabe Empreender?


Se a Maria faz sucesso montando um negócio de cachorro quente, aí um colega -OU- vizinho -OU- conhecido, vê e pensa: "ah, se ela tá ganhando grana e tá se dando bem vendendo hot dog, vou vender também. [vamos chamar essa pessoa de Judas rs]
Mas Judas não sabe o quanto Maria batalhou pra chegar lá: quantas portas fechadas ela teve, quantas pessoas fizeram comentários pra que ela desistisse [não vai dar certo, vai vender isso? vai ser ambulante? Não tem vergonha de vender na rua? Isso não dá dinheiro!] quantos empecilhos, horas sem dormir, falta de grana, estresse e até vontade de desistir...
Além disso, tem o jeitinho todo especial de Maria fazer seu cachorro-quente. O molho, o tempero e os ingredientes que ela utiliza. E agora, a melhor parte: a maneira como Maria lida com o seu negócio! Como atende seus clientes, se é gentil, sorridente, asseada, flexível, honesta, responsável, etc. Junte tudo isso e terá o comportamento de um empreendedor de sucesso.

É IMPOSSÍVEL conseguir resultados IGUAIS com pessoas DIFERENTES!

Você vai saber quais as escolhas que Maria teve que fazer? Os caminhos que tomou? As respostas para todos os empecilhos que apareceram? O que ela teve que abdicar pra seguir em frente? Você seria capaz de responder com 100% de certeza todas essas questões? DUVIDO!

Então, o que tenho a dizer quem pensa que entrar no mercado fashion por motivos vazios, sem talento, força de vontade e determinação: Não é brincadeira, não é divertido, não é glamouroso, não é pra qualquer um e não é fácil! A decepção é certa...



Ser estilista é ter uma profissão, mas ser dona de um negócio é mais complexo... Juntar as duas coisas e conseguir ser responsável, perfeccionista, e profissional ao ponto de cuidar do negócio sozinha, cuidar de si e de sua família é uma tarefa árdua, tem seus altos e baixos [às vezes, como este momento econômico, tem mais baixos que altos] e ainda ter que lidar com pessoas achando que consegue fazer o que você faz porque é 'facinho', porque é legal, porque tá na moda, porque quer se dar bem também, não entra na minha mente!

Qual a sua habilidade?


Cadê o mais importante? Onde fica o talento? Onde fica o comprometimento com o seu "EU"? Onde fica a maturidade? Cadê o profissional ético e responsável? E junte aí, o dom, vontade de vencer, saber lidar com atendimento ao cliente, sanar problemas todo dia, terminar o mês no zero mesmo vendendo bem, pra honrar com os fornecedores e profissionais liberais que você contrata. Preferir ficar no prejuízo ao ver que seu nome/marca pode afundar [depois de anos de trabalho] num simples comentário evasivo e maldoso de um cliente querendo devolver um produto visivelmente usado, sem etiqueta, etc etc etc... Não é mole não!

E tenho muitas histórias para contar nesses 10 anos de que sou empreendedora. Se eu pudesse dizer tudo que vivi, tudo que sei e aprendi até hoje... daria um livro com várias continuações... rs

Acho que fui um pouco dura no texto, mas quando se quer mostrar a verdade [nua e crua] é impossível não ter um tom mais sério. Porque pode não parecer para a maioria, mas o mercado da moda é um profissão séria SIM, tem seu valor e nada de bonitinho!  =)

Pense com carinho na profissão que quer seguir [talvez seja o seu sustento pelo resto da vida] e se realmente é isso que quer pra você. Você pode até fazer como eu e chutar o balde, largar tudo e recomeçar quando não estiver feliz, mas é sempre bom trabalhar naquilo que se gosta e do qual já tenha habilidade. Estamos em falta de pessoas que trabalhem no que gostam e acabam sendo péssimos profissionais. O mercado precisa disso! 

Seja você, seja aquilo que lhe faz bem e viva daquilo que ama, que o resto vem!


You Might Also Like

0 Comentários

Seu comentário é super bem vindo! Se tiver blog, deixe o endereço pra eu conhecer! Espero que tenha gostado e volte sempre! ;)
Aproveite para assinar a 'news' e receba as postagens no seu email!

- Comentários com publicidade, divulgação, algo malicioso e desrespeitoso serão ignorados.
- Comentários anônimos não são aceitos. Quero saber quem você é!
- Os comentários dos visitantes não refletem a opinião do autor deste blog.
- Lembre-se: este espaço é democrático! Adoro elogios, mas se você tiver alguma sugestão ou crítica, serão todas bem vindas, com bom senso e respeito!
- Gentileza - GERA - Gentileza!

Loja CarioKisses

Nosso Home Office está situado em:
Niterói - Rio de Janeiro
Enviamos para todo o Brasil

Este espaço foi criado para lhe fornecer produtos exclusivos e de qualidade, idéias, conteúdo de moda e compartilhar meu estilo pessoal: trabalho, hobby, pensamentos, lifestyle e dicas. Um espaço perfeito pra você =)
Seja bem vinda: Puxe a cadeira e tome um café!
[ou uma cerveja? rs]

Instagram da Estilista

Google+ da Estilista